Quantidade de carne por pessoa para churrasco

//Quantidade de carne por pessoa para churrasco

Na hora de fazer um bom churrasco nossos leitores costuram ter algumas dúvidas na hora de calcular a quantidade de carne por pessoa, para não sobrar muita coisa no final e muito menos faltar carne para os convidados.

Hoje vamos apresentar a vocês a média que nós utilizamos e apresentar algumas variáveis que você precisa levar em consideração antes de sair para as compras.

No planejamento do seu churrasco, você vai precisar levar em conta a quantidade de convidados, se você vai ou não servir entradas e/ou acompanhamentos, os cortes que você vai preparar e o tempo médio de duração. 

Conteúdo relacionado: Melhores carnes para churrasco

Como calcular quantidade de carne por pessoa para churrasco

Para não errar a mão na hora de calcular a quantidade de carne por pessoa leve em consideração os seguintes fatores:

Número de convidados (homens, mulheres e crianças)

Homens comem mais que as mulheres, crianças ainda menos, pois costumam brincar e param apenas para fazer a refeição completa (almoçar ou jantar).

Utilizamos os seguintes números:

  • Homens – 500 gramas de carne
  • Mulheres  – 300 gramas de carne
  • Crianças – 200 gramas de carne

Isso contanto que você vai servir entradas como um pão de alho assado por exemplo e que o seu evento conta duração média de 4 horas conta com acompanhamentos para churrasco como arroz, vinagrete e farofa.

Tipos de cortes

Na quantidade de carne citada acima estamos levando em consideração cortes sem osso como a picanha, maminha, fraldinha, alcatra e contrafilé. Mas se você pretende fazer por exemplo uma boa costela precisa aumentar um pouco a quantidade, pois ela perde muito peso durante o longo preparo.

Cortes com mais gordura como o cupim também diminuem consideravelmente de tamanho e você precisa levar isso em consideração.

Tempo de duração

Você também vai precisar levar em consideração o tempo médio de duração. Um churrasco que começa as 20:00 hs, geralmente meia noite o pessoal já está satisfeito de carne, mas um evento que começa durante o dia, no horário de almoço por exemplo por durar muito mais tempo e você precisa considerar isso no cálculo.

Nós recomendamos que na dúvida sempre jogue pra cima a quantidade, afinal sobrar é melhor do que faltar e com as sobras de churrasco você faz ótimas receitas, como o arroz de carreteiro por exemplo.

Como calcular quantidade de carne por pessoa para churrasco

Conteúdo relacionado: Como fazer hamburguer caseiro

Quer se tornar um especialista em churrasco?

Essas foram as nossas dicas de como calcular quantidade de carne por pessoa para churrasco, mas se você deseja aprender mais e se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz (grande especialista em churrasco) criou o curso Segredos da Carne Macia e Suculenta.

São aulas práticas em vídeo, que ajudam desde iniciantes na churrasqueira, até profissionais do ramo de churrasco, com dicas incríveis que fazem toda a diferença.

Um dos bônus do curso fala exatamente sobre tempero para churrasco, como salgar, granularidade do sal, é incrível.

Clique aqui para saber mais sobre o curso e não deixe de ver os depoimentos de alunos.

Gostou das dicas? Considere compartilhar com os seus amigos utilizando o botão abaixo, também fique a vontade para avaliar o conteúdo e deixar a sua opinião com um comentário.

Quantidade de carne por pessoa para churrasco
5 (100%) 2 votos

Deixar um comentário