Quais as melhores carnes para churrasco? Confira a lista!

//Quais as melhores carnes para churrasco? Confira a lista!

Na hora de fazer um bom churrasco a escolha dos cortes é uma das principais etapas, confira a nossa lista com a seleção das melhores carnes para churrasco.

É importante que você tenha consciência que não existe carne de segunda quando o boi é de primeira, frase de autoria do saudoso Marcos Bassi, grande especialista e autor do livro Carnes e Churrasco (clique no link para conhecer).

O que existe é um modo de preparo diferente de cada corte e os que combinam bem com a churrasqueira.

Melhores carnes para churrasco – Cortes bovinos

Vamos organizar as nossas sugestões no formato de lista, mas a ordem é aleatória, cada corte tem as suas vantagens e particularidades que as tornam especiais no churrasco, confira:

  1. Alcatra
  2. Picanha
  3. Maminha
  4. Contrafilé [Bife de Chorizo, Bife Ancho, T-Bone, entre outros]
  5. Fraldinha
  6. Costela

Conteúdo relacionado:

Alcatra

A peça inteira de alcatra nos reserva boas opções de carne para churrasco, é dela que retiramos por exemplo a picanha, a maminha e o miolo da alcatra, todos esses cortes ficam excelentes na churrasqueira.

Falando especificamente do miolo da alcatra, é uma carne para churrasco geralmente um pouco mais magra, mas fica muito saborosa grelhada.

Deve ser preparada em bifes altos, com média de dois dedos masculinos de espessura e servida preferencialmente ao ponto.

Também é ótima opção de corte para quem prefere a carne um pouco mais passada, sem perder o sabor e ficar dura.

Picanha

A picanha é talvez uma das mais conhecidas e melhores carnes para churrasco e pode ser preparada de diversas formas diferentes, uma mais deliciosa que a outra.

Pode ser preparada inteira, em postas no espeto, ou em bifes altos na grelha.

Para escolher a sua forma preferida de utilizar a picanha no seu churrasco, confira nossas dicas no link:

Picanha é umas das melhores carnes para churrasco

Maminha

A maminha é uma ótima opção de carne para churrasco, fica localizada na ponta do miolo de alcatra.

Podemos dizer que a maminha é naturalmente menos saborosa que a picanha e o próprio miolo de alcatra, por isso o ideal é assar a maminha inteira na churrasqueira, assim a pequena camada de gordura vai dar mais sabor e maciez ao corte.

Contrafilé

O contrafilé talvez seja o corte mais democrático do churrasco, a partir dele é possível obter diversos outros cortes, com diferentes sabores e quantidades de gordura.

Entre os mais conhecidos no Brasil, podemos destacar:

Bife de chorizo

Retirado da parte traseira do contrafilé (mais próxima do centro), o bife de chorizo é um corte para churrasco muito apreciado por nossos vizinhos em toda América do Sul.

Possui uma camada de gordura característica que cobre todo o corte (confira na imagem abaixo) e deve ser grelhado na churrasqueira em bifes altos, de no mínimo dois dedos de espessura.

Bife de Chorizo - Guia de melhores carnes para churrasco

Bife ancho

O bife ancho também faz parte do contrafilé, está localizada na parte dianteira da peça.

É característico por ter uma ótima quantidade de gordura marmorizada (que fica entremeada na peça), deixando o corte muito saboroso e macio.

Também deve ser preparado diretamente na grelha, em cortes altos e servido preferencialmente ao ponto.

T-bone

O t-bone está localizado na ponta do traseiro do contrafilé (parte que encosta no alcatra) e traz no corte um pedaço do filé mignon, um osso no formato de T (por isso o nome) e o próprio contrafilé.

Assim como o bife de chorizo e bife ancho, fica ótimo grelhado e pode ser uma opção de corte diferente, para variar um pouco das mais tradicionais carnes para churrasco.

Todos os cortes do contrafilé

Ainda é possível tirar de uma peça de contrafilé diversos outros cortes, entres eles a famosa bananinha, bisteca e o próprio filé mignon.

O filé mignon é um ótimo exemplo de carne considerada “de primeira” que na nossa opinião não está entre as melhores opções de carne para churrasco.

Se você se interessar mais sobre todos os cortes possíveis de extrair a partir de uma peça de contrafilé, confira o vídeo abaixo do Chef Taico que explica detalhadamente.

Fraldinha

A fraldinha é um corte muito saboroso e com excelente custo x benefício, fica localizado próximo do vazio e da costela.

A fraldinha possui as fibras bem longas, deve ser assada inteira no espeto e fica muito macia quando cortada da maneira correta (contra a fibra).

Costela

A costela especialmente na região sul do país é o corte mais consumido do churrasco, superando a picanha.

Também com excelente custo x benefício a costela tem um sabor único no churrasco, apenas exige paciência.

Uma boa costela vai precisar de no mínimo 4 – 5 hs de fogo para ficar macia, confira nossas dicas para prepara a sua:

Carnes para churrasqueira - Costela

Outras opções de carne para churrasco

Nem só de carne de boi é feito um churrasco, existem outras opções e na hora de calcular a quantidade de carne por pessoa você pode optar por comprar uma porcentagem (compramos na média 20 – 30%) de outras carnes, confira:

Frango

De frango você pode preparar a tradicional asinha, a sobrecoxa desossada fica deliciosa e o coração também fica muito bom na churrasqueira.

Porco

No porco o corte chamado copa lombo é um dos mais suculentos, fora a opção da panceta que é deliciosa e quando colocada com a parte da gordura virada para a brasa bem quente, da o efeito pururuca que é sensacional.

Linguiça

A linguiça não pode faltar no churrasco, pode ser de frango ou porco e você pode escolher por opções recheadas, com pimenta biquinho, queijo, jiló, entre outras.

Livro Marcos Bassi

Quer se tornar um especialista em churrasco?

Essas foram as nossa dicas de melhores carnes para churrasco, mas se você deseja se tornar um verdeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz criou um curso chamado Segredos da Carne Macia e Suculenta.

O Pablo separou várias dicas que ensinam desde o básico para quem está iniciando, até pequenos detalhes que fazem toda a diferença até para churrasqueiros mais experientes!

Clique aqui para conhecer a página do curso e assista ao vídeo de apresentação (não deixe de ver os depoimentos).

Gostou das dicas? Considere compartilhar com os seus amigos utilizando o botão abaixo, também fique a vontade para avaliar o conteúdo e deixar a sua opinião com um comentário.

Quais as melhores carnes para churrasco? Confira a lista!
4.8 (95%) 8 votos

6 Comentários

  1. Dann Berlim julho 22, 2017 at 5:34 am - Reply

    Adorei as dicas. Parabéns!!

    • Redação agosto 16, 2017 at 11:04 am - Reply

      Oi Dann, que bom que gostou! Abraço!

  2. Regiel setembro 27, 2017 at 8:25 pm - Reply

    Muito bom

    • Guia do Churrasco novembro 8, 2017 at 11:21 am - Reply

      Que bom que gostou Regiel.

      Volte sempre para ler o nosso conteúdo.

      Abraço!

  3. Roberto Lázaro Pereira outubro 17, 2017 at 10:04 pm - Reply

    Parabéns, existe muita qualidade em suas dicas. Humildemente peço a gentileza de me dizer qual marca de carne para picanha, fraldinha e costela (ponta de agulha)

    • Guia do Churrasco novembro 8, 2017 at 11:19 am - Reply

      Oi Roberto, isso depende muito de cada região.

      Até mesmo em açougues comuns é possível encontrar boas carnes, desde que seja de procedência e de um animal de qualidade.

      Nossa sugestão é testar algumas e ver qual mais te agrada.

      Abraço!

Deixar um comentário