O maior especialista em churrasco do Brasil

5 dicas de como fazer o melhor churrasco para o fim de semana

0

O churrasquinho sagrado dos finais de semana é uma das nossas paixões nacionais e os finais de semanas são perfeitos para convidar os amigos e fazer aquela festa regada a muita carne assada.

Você está com vontade de fazer um churrasco no fim de semana e não sabe como? Vamos te mostrar a receita para ter sucesso.

Então, aqui estão algumas dicas do Guia do Churrasco, voltado para iniciantes, este é um tutorial completo com dicas de como fazer o melhor churrasco para o fim de semana, acompanhe!

Planeje com antecedência

Você precisará se planejar com antecedência para fazer o seu churrasco no fim de semana.

Isso porque você precisará de um bom tempo de antecedência para comprar carnes e bebidas, e também para assar costelas, outros tipos de carne, linguiça, carne de porco e frango, então, se programe.

Bem como para fazer outras comidas para servir como acompanhamento do churrasco.

Na hora de escolher a carne, opte pelas mais vermelhas, pois este é o sinal de que a carne é fresca.

Não se esqueça de verificar na sua casa se você já possui carvão, se não, compre carvão porque sem ele o churrasco não acontecerá.

Se atente também ao fato de que muitas pessoas adoram comer outras comidas junto com o churrasco, veja como fazer feijão, arroz, salada e macarronese para os convidados.

Tempere as carnes

Para temperar as carnes de uma forma mais básica e prática, coloque sal grosso e pimenta, e se você preferir um tempero mais elaborado compre um pronto no mercado ou faça o de sua preferência.

Para os temperos mais elaborados é preciso temperar com um certo tempo de antecedência, já o sal grosso pode ser colocado na carne no momento de levá-la para a grelha.

Evite colocar muito sal grosso na carne, isso porque, o excesso de sal grosso vai desidratar a sua carne e com isso ela perderá sabor.

Como colocar o carvão na churrasqueira

Para colocar o carvão da maneira correta na churrasqueira você deverá fazer com eles uma pirâmide, que deve ficar aproximadamente 10 centímetros abaixo da grelha e evite utilizar o álcool para acender.

Certifique-se de atear mais fogo em um dos lados da pirâmide de carvão, para que no lado com menos fogo a carne asse lentamente.

E utilize o lado com mais fogo para dourar a sua carne.

Veja um guia completo de como acender a churrasqueira.

Coloque a carne para assar

Após acender o fogo, utilize um pegador (e não um garfo) para colocar a sua carne na grelha, na parte com menos fogo.

Assim que a carne já estiver assada, coloque na parte mais quente e, para dourar, vá virando a carne até que ela doure.

Se você prefere carne bem passada, prefira os cortes mais finos e nunca tente deixar um corte mais grosso bem passada.

Com qual carne começar o churrasco? E em qual momento começar a assar?

A dica aqui é importante, comece a assar as carnes assim que os convidados chegarem.

A costela suína e o frango são ideais para serem as primeiras a irem para a grelha, e devem ser assados no ponto mais quente da grelha.

Juntamente com a costela suína e o frango, coloque as linguiças para assar, e outra dica importante: nunca fure as linguiças, que é para não secarem após perder o líquido.

Mas, se você pretende assar uma costela bovina inteira, aí terá que coloca-la para assar com bastante antecedência, para que quando os seus convidados chegarem ela esteja pronta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.