Cortes do contrafilé para churrasco

//Cortes do contrafilé para churrasco

O contrafilé é uma das peças mais democráticas de um churrasco, a partir dele é retirado outros diversos cortes tanto da parte dianteira do contrafilé, como da parte traseira, além da própria capa de filé. Hoje vamos mostrar a vocês todos os cortes do contrafilé para churrasco e dar dicas de preparo na sua churrasqueira.

A parte dianteira do contrafilé possui os ossos da costela e tem como característica principal o bom grau de gordura entremeada na carne, chamada de marmoreio. Da parte dianteira saem os cortes da bananinha, bife ancho (filé de costela), os internacionalmente famosos prime rib e ojo de bife, além da capa de filé.

O traseiro do contrafilé (parte que encosta no alcatra) tem como característica uma maior quantidade de gordura externa, cobrindo uma parte da carne. Os principais cortes para churrasco que saem do traseiro são o t-bone, o filé mignon e o bife de chorizo.

O contrafilé é uma das melhores carnes para churrasco, com diversos cortes e cada um com um sabor e característica especial, confira logo abaixo.

Conteúdo relacionado: Acompanhamentos para churrasco (confira as melhores opções)

Parte dianteira do contrafilé

Confira os detalhes e características de cada corte retirado da parte dianteira do contrafilé:

Bananinha

A bananinha é um corte que é retirado entre os ossos, é pequena e com boa quantidade de gordura. Fica ótima na churrasqueira com o preparo muito rápido.

Deve ser consumida mais rapidamente após servir, pois costuma endurecer com o passar do tempo.

Bife ancho

O bife ancho é um corte de origem argentina, conhecido no Brasil como filé de costela. Tem ótima quantidade de gordura marmorizada e deve ser feito em braseiro quente e servido malpassado, no máximo ao ponto.

Conteúdo relacionado: Como fazer bife ancho na churrasqueira

Prime rib

O prime rib é um corte internacional, é a costela premium. Geralmente na parte dianteira você tira no máximo os dois primeiros cortes com os ossos da costela e temos a prime rib.

Seu preparo é idêntico ao bife ancho, mas o osso acaba dando um sabor especial além da apresentação diferenciada ao corte, que geralmente tem papel alumínio em volta do osso.

Ojo de bife

O ojo de bife é um corte muito famoso nas churrascarias internacionais, mas é basicamente o bife ancho com uma parte da gordura adicional retirada, tem o mesmo preparo e fica muito bom na churrasqueira.

Capa de filé

A capa de filé geralmente é utilizada para cozidos, se você deseja fazer direto na churrasqueira tem de tomar alguns cuidados e ter um pouco de paciência para a carne ficar macia, vamos em breve fazer um texto sobre capa de filé aqui no site.

Parte traseira do contrafilé

Confira os detalhes e características de cada corte retirado da parte traseira do contrafilé:

T-bone

O t-bone é um corte maravilhoso para churrasco, tem um osso em formato de T que da origem do nome e faz a divisão entre o filé mignon e o contrafilé. É preparo em corte alto e servido ao ponto.

Filé mignon

O filé mignon não é tão popular assim nos churrascos brasileiros, é um corte que não possui tanta gordura assim. Você pode preparar bons medalhões e serve como excelente opção para quem gosta de carne com menos gordura e um pouco mais passada.

Bife de chorizo

O bife de chorizo argentino é pra nós o grande astro do traseiro do contrafilé. Tem uma capa de gordura no formato de uma “sobrancelha” muito característica, é extremamente macio e suculento. Deve ser feito em braseiro forte, a 15 cm da brasa e servido malpassado, no máximo ao ponto.

Conteúdo relacionado: Como fazer bife de chorizo na churrasqueira

Cortes do contrafilé para churrasco

Quer se tornar um especialista em churrasco?

Essas foram as nossas dicas de cortes do contrafilé para churrasco, mas se você deseja aprender mais e se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz (grande especialista em churrasco) criou um curso chamado Segredos da Carne Macia e Suculenta.

São aulas práticas em vídeo, que ajudam desde iniciantes na churrasqueira, até profissionais do ramo de churrasco, com dicas incríveis que fazem toda a diferença no seu evento.

Clique aqui para saber mais sobre o curso e não deixe de ver os depoimentos de alunos.

Gostou das dicas? Considere compartilhar com os seus amigos utilizando os botões abaixo, também fique à vontade para avaliar o conteúdo e deixar a sua opinião com um comentário.

Cortes do contrafilé para churrasco
5 (100%) 1 voto

Deixar um comentário