Como temperar carne para churrasco – Dicas práticas!

//Como temperar carne para churrasco – Dicas práticas!

Na hora de preparar o seu churrasco, utilizar o tempero certo é um grande passo para obter um corte suculento e saboroso, saiba como temperar carne para churrasco seguindo as nossas dicas.

Em cortes bovinos os especialistas concordam que o único tempero para churrasco a ser utilizado é o sal grosso, que apenas realça o sabor e mantem o suco dentro da carne.

O que talvez você precise aprender é o tipo de sal grosso ideal para cada corte, a quantidade de sal correta e quanto tempo ele deve ficar na carne, antes de ir para a churrasqueira.

Outros tipos de carne, como frango, porco e cordeiro aceitam bem outros temperos, como alecrim, chimichurri, limão, entre outros, falaremos sobre isso em outro texto.

Tempero para churrasco – Cortes bovinos

O que diferencia o tipo de sal, a quantidade a ser utilizada e o tempo que ele deve ficar na carne antes de ser colocada na churrasqueira é basicamente o tamanho do corte que você vai trabalhar.

A regra é simples, quanto menor a carne, menor será o tamanho do sal, em menor quantidade e menos tempo próximo ao fogo para o tempero penetrar.

Sal grosso médio

Vamos começar pelo sal grosso médio, pois é o mais popular, é esse que você encontra em qualquer supermercado.

O sal grosso médio é indicado para fazer carnes que vão ser assadas inteiras na churrasqueira, como uma picanha, fraldinha ou maminha por exemplo.

Aplique sobre toda a carne, sem exagerar, deixe de 5 a 6 minutos próximo a churrasqueira é o tempo adequado para o sal conseguir temperar toda a carne, retire o excesso antes de levar o fogo.

Como temperar carne para churrasco

Sal grosso fino

O sal grosso fino é o ideal para ser utilizado em cortes para grelha, como uma picanha em postas, bife de chorizo, bife ancho, entres outros.

Se você não encontrar no supermercado, você obter o sal grosso fino a partir do médio, basta simplesmente bater um pouco o liquidificador ou em um processador.

Coloque em pequena quantidade (conforme imagem abaixo) e deixe de 3 a 4 minutos próximo a churrasqueira antes de colocar para grelhar.

Tempero para churrasco

Sal grosso grande

Sal grosso grande possui pedras bem maiores, com cerca de 1 cm cada, é o ideal para ser utilizado em grandes peças como uma costela assada por exemplo.

Aplique uma quantidade razoável na carne e faça um pouco de pressão, como é indicado para peças maiores, deixe cerca de 20 minutos próximo a churrasqueira antes de colocar para assar.

Na falta dele, utilize o sal grosso médio em maior quantidade e mantenha o mesmo tempo próximo ao fogo para o sal penetrar.

Como salgar a carne

Quando for salgar a carne, faça uma pequena cama de sal em uma vasilha e coloque a carne por cima, não precisa esfregar (exceto em peças grandes).

Vire e coloque uma pequena quantidade por cima e deixe próximo a churrasqueira o tempo indicado.

O sal é um desidratante, deixá-lo muito tempo na carne além de salgar pode resultar em um churrasco ressecado, que de longe não é o que queremos.

Como temperar carne para churrasco – Outros cortes

Como citamos no início do texto, carne de frango, porco e cordeiro aceitam muito bem outros temperos.

Um bom molho barbecue é muito utilizado no preparo da costelinha, molho chimichurri também é excelente, além de alecrim, alho, entre outros, depende do corte.

Para organizar melhor o nosso conteúdo, vamos separar o tempero para churrasco desses cortes em outros texto, que em breve estarão listados aqui.

Livro Marcos Bassi

Quer se tornar um especialista em churrasco?

Essas foram as nossas dicas de como temperar carne para churrasco, mas se você deseja aprender mais e se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz (grande especialista em churrasco) criou o curso Segredos da Carne Macia e Suculenta.

São aulas práticas em vídeo, que ajudam desde iniciantes na churrasqueira, até profissionais do ramo de churrasco, com dicas incríveis que fazem toda a diferença.

Um dos bônus do curso fala exatamente sobre tempero para churrasco, como salgar, granularidade do sal, é incrível.

Clique aqui para saber mais sobre o curso e não deixe de ver os depoimentos de alunos.

Gostou das dicas? Considere compartilhar com os seus amigos utilizando o botão abaixo, também fique a vontade para avaliar o conteúdo e deixar a sua opinião com um comentário.
[DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]

Como temperar carne para churrasco – Dicas práticas!
4.6 (92.31%) 13 votos

Deixar um comentário