Como fazer um bom churrasco

//Como fazer um bom churrasco

Preparamos para você leitor esse guia especial que ensina como fazer um bom churrasco com todas as informações que você precisa para fazer sucesso com o seu evento e arrancar elogios do seus convidados.

Decidimos organizar o conteúdo no formato de lista, assim fica mais fácil acertar em todos os detalhes, confira:

  1. Como organizar um churrasco [ambiente, quantidade de carne por pessoa e bebidas]
  2. Melhores carnes para churrasco
  3. Preparando o braseiro ideal
  4. Como temperar o churrasco [quantidade e tipo de sal grosso]
  5. Entradas e acompanhamentos
  6. Diferença entre grelhar e assar
  7. Erros na hora de fazer o churrasco
  8. Dicas para um churrasco perfeito

Como organizar um churrasco

O churrasco é um evento social, onde as pessoas precisam ficar a vontade e relaxadas.

Limpe e organize o espaço destinado e cuide da boa música para alegrar o ambiente, certifique-se que tem cadeiras e/ou bancos suficientes para que todos possam se sentar quando desejarem, afinal a ideia é que o seu churrasco dure algumas boas horas.

Fazer um bom churrasco exige alguns cuidados e organização.

Compre tudo no dia anterior, faça o cálculo da quantidade com as dicas logo abaixo,  nós preferimos usar a máxima de que é melhor sobrar do que faltar.

Quantidade de carne por pessoa

Compre cerca de 500 gramas de carne por pessoa, sendo a maioria de boi (entre 250 e 400 gramas) e o restante de frango, porco e linguiça (confira logo abaixo as melhores opções).

Esse cálculo é apenas uma média que nós do Guia do Churrasco utilizamos, para ser mais preciso seria necessário saber exatamente a quantidade de homens, mulheres e crianças que estarão presentes no churrasco.

Lembre-se que ainda temos as entradas e acompanhamentos do churrasco.

Bebidas

Você como um bom anfitrião deve saber o que seus convidados gostam de tomar, a cerveja costuma ser quase unanimidade no churrasco, mas não deixe de pensar na água para manter o corpo hidratado e nos sucos e refrigerantes pra que não gosta de álcool.

É interessante também ter uma boa cachaça e limão, sempre tem um ou outro que não é fã de cerveja, mas não dispensa uma boa caipirinha.

Melhores carnes para churrasco

A escolha da carne é uma das etapas mais importantes do churrasco, escolher um produto de qualidade e o corte adequado é imprescindível.

No Brasil cortes como a picanha, costela (no Sul é o mais popular), contrafilé, alcatra, maminha e a fraldinha são as mais consumidas, cada uma com suas particularidades, mas todas muito saborosas no churrasco.

O brasileiro agora está se apaixonando por bons cortes populares em grandes países da América do Sul, como o t-bone, bife ancho e bife de chorizo, todos eles retirados do contrafilé, confira nossas dicas com as melhores opções no link:

Carnes baratas para churrasco

O saudoso mestre Bassi, considerado o verdadeiro rei do churrasco, sempre dizia que quando o boi é de primeira, não existe carne de segunda.

Nós aqui no Guia do Churrasco assinamos embaixo.

Se o orçamento é mais limitado, existem bons cortes com um custo menor, das opções que citamos acima a fraldinha por exemplo é excelente, macia e suculenta e custa menos de R$ 20,00 o kg.

Fraldinha na churrasqueira

Fraldinha ao ponto na churrasqueira!

Outra opção, que aliás para muitos é considerada a favorita no churrasco é a costela, muito saborosa e costuma ter preço médio abaixo de R$ 15,00 o kg.

Costela na churrasqueira

Costela é o corte mais apreciado no sul do Brasil!

Carnes de frango (asinha, coração, sobrecoxa desossada), porco (panceta, copa lombo) e a tradicional linguiça também são ótimas opções, tem baixo custo e fazem muito sucesso com os convidados, além de diversificar o seu churrasco.

O início de tudo: Preparando o braseiro!

O braseiro adequado é determinante para conseguir o ponto desejado na carne e ter sucesso no churrasco.

Existem diversas boas opções para acender a churrasqueira, por aqui nós utilizamos uma técnica que dispensa o uso de álcool ou óleo, você pode conferir no link abaixo:

Se preferir, em supermercados você encontra facilmente produtos próprios para essa finalidade que vão facilitar o seu trabalho.

Apenas evite usar álcool comum de farmácia, além do risco maior de acidentes é muito pouco eficiente.

Após acender, espere até o braseiro esteja uniforme e sem labaredas.

Posicione a sua mão aproximadamente a 15 cm do braseiro, se não consegue ficar por mais de 5 segundos, está na temperatura ideal para colocar a carne.

Braseiro ideal para colocar a carne

Como temperar o churrasco

Para carne de boi o recomendado é que você utilize apenas sal grosso, o que varia é apenas a quantidade e o tipo de sal grosso que você vai utilizar, de acordo com corte.

Quantidade e tipo de sal grosso

Quando mais fino o corte, menor será o tamanho do sal e quantidade, essa é a regra básica.

Por exemplo, para fazer a picanha em postas na grelha, você pode utilizar uma pequena quantidade de sal grosso pequeno ou o de tamanho médio triturado no liquidificador ou processador.

Para fazer uma costela, que tem um tamanho maior você utiliza mais quantidade e o sal grosso de tamanho maior.

Confira o guia até o final, temos um dica extra sobre o sal pra te dar!

Entradas para churrasco

Enquanto a carne é preparada com muito carinho na churrasqueira, é interessante ter boas opções de entrada para o churrasco.

O pão de alho costuma fazer muito sucesso, salaminho do tipo italiano e queijos variados são excelentes.

Acompanhamentos para churrasco

Uma boa farofa (preferencialmente feita em casa), vinagrete, alface e arroz branco costumam ser suficientes como acompanhamento para churrasco.

Não são todos que gostam de almoçar/jantar durante o churrasco, mas no final do evento a maioria opta por “forrar a barriga” antes de se despedir.

Nossa receita de molho barbecue também é uma boa opção para servir.

Erros na hora de fazer o churrasco

Confira alguns erros básicos que você deve evitar na hora de fazer um bom churrasco!

  • Não vire a carne o tempo todo, cada corte tem um tempo certo para chegar ao ponto desejado, vire apenas uma vez antes de servir.
  • Não fure! Vale para todo tipo de carne (muitos tem mania de fazer isso com linguiça), reter o líquido dentro da carne é dos segredos para um churrasco suculento.
  • Não jogue água na churrasqueira, se precisar controlar o fogo utilize cinzas do churrasco anterior ou se não tiver, espelhe o carvão na churrasqueira.
  • Churrasqueira não é lixo, não jogue plástico, osso, palito, nada na sua churrasqueira!

Dicas para um churrasco perfeito

Você está chegando ao final deste guia, que te ensinou como fazer um bom churrasco em todas as etapas.

Confira as dicas finais que temos pra você:

  • Após colocar o sal grosso na carne, coloque-a próximo ao braseiro da churrasqueira durante aproximadamente 5 minutos, isso garante que o sal penetre na carne e realce o sabor.
  • Quando a carne estiver pronta, espere cerca de 5 minutos antes de cortar, esse é o tempo médio para o suco voltar para dentro da carne e garantir mais maciez e suculência no seu churrasco!

Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Considere compartilhar esse guia com seus amigos nas redes sociais.

Como fazer um bom churrasco
5 (100%) 3 votos

Deixar um comentário