Como fazer cupim na churrasqueira

//Como fazer cupim na churrasqueira

O Guia do Churrasco vai ensinar você como fazer cupim na churrasqueira como um verdadeiro profissional, igualzinho ao cupim que você costuma comer com a sua família na churrascaria, muito macio e saboroso.

O cupim é umas das carnes para churrasco mais saborosas, com um custo muito baixo, mas que exige alguns cuidados no seu preparo direto na brasa.

O cupim é um corte que fica por cima das costas do boi em uma região com bastante gordura e nervos, por isso o seu preparo é mais lento, semelhante a costela, que exige paciência para que fica macia e no ponto ideal.

Nós vamos preparar o nosso cupim direto na brasa, utilizando apenas celofane para churrasco e vamos explicar o motivo, vamos as dicas!

Como temperar cupim para churrasco

Conforme nosso guia de tempero para churrasco, em carnes bovinas nós trabalhamos apenas com sal grosso.

Espete o cupim e faça uma camada de sal já no celofane para churrasco e após colocar o cupim, coloque uma nova camada de sal por cima e enrole (conforme imagem abaixo).

Será necessário cerca de cinco ou seis voltas no celofane para que a gordura não vaze, utilize algumas tirar do próprio celofane para amarrar e deixar muito bem fechado.

Como fazer cupim na churrasqueira

Como fazer cupim na churrasqueira

Em muitos sites existem receitas e dicas de levar o cupim previamente na panela de pressão por cerca de 30 minutos antes de ir para a brasa, nós não gostamos dessa técnica.

Com o uso do celofane para churrasco (geralmente você encontra no supermercado) a gordura que derrete do cupim na churrasqueira serve para cozinhar a carne, deixando muito mais macia e saborosa.

Com o cupim já temperado e muito bem fechado leve ao braseiro médio no ponto mais alto da sua churrasqueira, após cerca de 1 hora e 30 minutos vire com muito cuidado para não derramar a gordura.

O cupim vai ficar no alto da sua churrasqueira na média de 3 horas no total, enquanto você prepara outras carnes no seu churrasco.

Cupim assado na brasa

Após 3 horas, é a hora de retirar o celofane e levar o cupim na churrasqueira em altura média (nunca na parte mais baixa) apenas para dourar.

Corte sempre em lascas finas a parte que está dourada em volta do cupim e vá servindo, em alguns locais do Brasil essa técnica se chama “casqueirar”.

Após as primeiras lascas e se achar necessário reponha o sal e retorne com o cupim na brasa para ir assando mais a parte de dentro.

Quer se tornar um especialista em churrasco?

Essas foram as nossas dicas que ensinam como fazer cupim na churrasqueira, mas se você pensa em se tornar o verdeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz criou o curso Segredos da Carne Macia e Suculenta.

O Pablo separou várias dicas (em vídeo) que ensinam desde o básico para quem é iniciante, passando até o nível mais avançado, que faz toda a diferença até para churrasqueiros mais experientes!

Clique aqui para conhecer a página do curso e assista ao vídeo de apresentação (veja também os depoimentos).

Gostou das dicas? Considere compartilhar com os seus amigos utilizando o botão abaixo, também fique a vontade para avaliar o conteúdo e deixar a sua opinião com um comentário.

Como fazer cupim na churrasqueira
5 (100%) 9 votos

2 Comentários

  1. Vaneide novembro 1, 2017 at 8:36 pm - Reply

    Gostei!

    • Guia do Churrasco novembro 8, 2017 at 11:18 am - Reply

      Que ótimo Vaneide, fique a vontade para retornar ao site sempre que precisar!

Deixar um comentário