Como fazer costela assada na churrasqueira

//Como fazer costela assada na churrasqueira

Uma boa costela pode ser facilmente o ponto alto do seu churrasco, desde que você tenha paciência no preparo e siga as nossas dicas de como fazer costela assada na churrasqueira.

A costela é uma das mais saborosas carnes para churrasco e com um dos melhores custo x benefício entre os cortes bovinos, mas exige um certo conhecimento na escolha e para ser assada corretamente.

Para assar a costela na churrasqueira, o ideal é utilizar a costela minga, também conhecida como ponta de agulha, bem entremeada de carne e gordura, inteira pesa na média 15 kg, mas você pode comprar pedaços menores ou pedir ao seu açougueiro para cortar.

A costela de ripa (parte superior) tem fibras mais rígidas e ossos maiores, exige ainda mais tempo no preparo e também é muito saborosa, geralmente é utilizada no churrasco de fogo de chão.

Como fazer costela assada na churrasqueira

Ao contrário do que muitos acreditam, você pode e deve fazer a costela assada diretamente na churrasqueira, sem utilizar  papel alumínio ou celofane culinário, que acabaria cozinhando um pouco a carne e alterando o sabor.

A costela tem bastante gordura, enquanto assa lentamente em fogo médio, esse sabor vai passando para a carne e evita que ela fique ressecada, deixando-a com gosto único no churrasco.

Como temperar a costela

Como tempero para a costela vamos utilizar apenas sal grosso grande, ou na falta dele o sal grosso médio tradicional, com uma quantidade um pouco maior.

Uma dica bacana antes de temperar a costela é fazer vários cortes na gordura na parte de cima e na parte de baixo, conforme imagem a seguir, ajuda a penetrar o sal e quando pronta a parte da gordura fica mais crocante.

Costela assada

Coloque o sal grosso sobre toda a cobertura da costela e aperte um pouco, vire e repita o procedimento do outro lado.

Como fazer costela na churrasqueira

Como a costela é um corte maior,  vamos deixá-la próxima a churrasqueira por aproximadamente 20 minutos, para que o sal consiga penetrar em toda a carne.

Após o tempo necessário, você pode tirar o excesso de sal, antes de finalmente colocar a costela para assar na churrasqueira.

Churrasco de costela assada

O grande segredo do churrasco de costela é a paciência, ela deve ser assada em fogo médio, na parte mais alta da sua churrasqueira.

Comece com a parte dos ossos virada para baixo e deixe por aproximadamente 4 a 5 horas.

Quando os ossos começarem a aparecer (conforme imagem abaixo), é hora de virar a costela e deixar por aproximadamente mais uma hora.

Costela na brasa

Agora é só servir e saborear o seu churrasco de costela, geralmente fica tão macia que você consegue retirar alguns ossos com a mão, os outros é só cortar junto a carne, fica extremamente saborosa.


Fica aqui um pequeno alerta, principalmente na região sul do Brasil a costela é o corte mais apreciado do churrasco, superando a tradicional picanha, mas é uma carne muito gordurosa, portanto consuma com moderação.

Quer se tornar um especialista em churrasco?

Essas foram as nossas dicas de como fazer churrasco de costela assada, mas se você deseja se tornar um verdeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz criou um curso chamado Segredos da Carne Macia e Suculenta.

O Pablo separou várias dicas que ensinam desde o básico para quem está iniciando, até pequenos detalhes que fazem toda a diferença até para churrasqueiros mais experientes!

Clique aqui para conhecer a página do curso e assista ao vídeo de apresentação (não deixe de ver os depoimentos).

Gostou das dicas? Considere compartilhar com os seus amigos utilizando o botão abaixo, também fique a vontade para avaliar o conteúdo e deixar a sua opinião com um comentário.

Como fazer costela assada na churrasqueira
4.9 (97%) 20 votos

4 Comentários

  1. Washington Luiz da Silva Costa julho 3, 2017 at 12:50 pm - Reply

    Gostaria de aprender sobre carnes na churrasqueira, tenho um espetinho e quero trabalhar com todos tipos de carnes só na churrasqueira.

    • Redação julho 6, 2017 at 6:21 pm - Reply

      Fala Washington, tudo tranquilo?

      Você pode explicar um pouco melhor a sua pergunta, não ficou muito claro para nós.

      Será um prazer ajudar!

  2. Eduardo Almada julho 11, 2017 at 8:13 am - Reply

    Fiz seguindo ortodoxamente os passos em tela para assar a costela. Ficou muito boa em relação ao sabor e maciez da carne. Foi muito bem aceita por homens, mulheres e crianças.

    • Redação julho 11, 2017 at 6:20 pm - Reply

      Que maravilha Eduardo, ficamos felizes em poder ajudar.

      Grande abraço!

Deixar um comentário