Como acender uma churrasqueira

//Como acender uma churrasqueira

Saiba como acender uma churrasqueira com uma técnica muito simples e fácil, utilizando apenas algumas folhas de jornal e uma garrafa de cerveja vazia, dispensando o uso de álcool ou óleo.

Hoje por questões de segurança, você não encontra mais o antigo álcool 70% que era muito útil para acender churrasqueira, o álcool líquido que você encontra nas farmácias é o 46%, muito pouco eficiente, assim como álcool em gel.

O álcool combustível funciona bem, mas o seu uso é muito perigoso e diversos acidentes já aconteceram, recomendados fortemente não utilizar.

O óleo, principalmente se for colocado em um pão velho, também funciona para acender a churrasqueira, mas em compensação faz muita fumaça no seu churrasco, confira o nosso método simples e fácil.

Como acender uma churrasqueira em cinco passos

Como citamos, nosso método para acender churrasqueira é muito eficiente, porém muito fácil de ser executado, confira as etapas, imagens e vídeo logo abaixo.

  1. Pegue algumas folhas de jornal e embrulhe a garrafa de cerveja até a metade
  2. Coloque a garrafa na churrasqueira e posicione pedras de carvão em volta
  3. Com cuidado retire a garrafa de cerveja, mantendo o jornal
  4. Coloque fogo dentro do jornal, onde estava a garrafa de cerveja
  5. Coloque com cuidado algumas pedras de carvão por cima

Confira abaixo os detalhes, com imagens e vídeo!

Garrafa de cerveja embrulhada até a metade, já posicionada no centro da churrasqueira.

Como acender churrasqueira

Pedras de carvão posicionadas em volta da garrafa de cerveja embrulhada.

Como acender carvão

Após retirar a garrafa, ficará formado um tipo de “copo” de jornal, com um auxílio de um pedaço do próprio jornal, faça um chumaço e coloque fogo lá dentro.

Como acender churrasqueira fácil

Após colocar fogo no jornal, tampe com algumas pedras de carvão, deixando alguns espaços para a passagem do ar.

Como fazer fogo na churrasqueira

Agora é só aguardar um pouco, você pode soprar ou utilizar qualquer objeto que faça vento para acelerar o fogo, mas naturalmente após 10 minutos ficará assim:

Como da pra ver no vídeo, o fogo está muito forte, mas esse não é o momento de colocar a carne para assar.

Com tanta labareda o churrasco certamente vai queimar e dependendo do corte que estiver na grelha o fogo pegando na gordura também vai fazer fumaça.

Espalhe o carvão na churrasqueira e aguarde mais alguns minutos, até que você tenha um braseiro forte e sem labaredas, dessa forma:

Para saber se a temperatura já está ideal para colocar a carne coloque a sua mão próximo ao fogo, na altura onde fica a grelha da churrasqueira, você não deve suportar mais do que 5 segundos.

Agora é só curtir o seu churrasco, no vídeo abaixo um belo bife de chorizo, com uma linguiça caseira para acompanhar, na churrasqueira acessa utilizando o nosso método.

Só pelo barulho já da pra imaginar a temperatura que está o braseiro, no ponto ideal e sem levantar labaredas.

Para manter o fogo sempre bem forte, acrescente no decorrer do churrasco duas ou três pedras de carvão a cada 30 minutos, ou quando achar necessário.

Livro Marcos Bassi

Quer se tornar um especialista em churrasco?

Essas foram as nossas dicas para ensinar você como acender uma churrasqueira, mas se você pensa em se tornar o verdeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz criou o curso Segredos da Carne Macia e Suculenta.

O Pablo separou várias dicas (em vídeo) que ensinam desde o básico para quem é iniciante, passando até o nível mais avançado, que faz toda a diferença até para churrasqueiros mais experientes!

Clique aqui para conhecer a página do curso e assista ao vídeo de apresentação (veja também os depoimentos).

Gostou das dicas? Considere compartilhar com os seus amigos utilizando o botão abaixo, também fique a vontade para avaliar o conteúdo e deixar a sua opinião com um comentário.

Como acender uma churrasqueira
4.7 (94.55%) 33 votos

4 Comentários

  1. Marielen Gonçalvez julho 20, 2017 at 6:59 pm - Reply

    Nossa, deu água na boca o último vídeo. Gostei!

  2. Dann Berlim julho 22, 2017 at 5:52 am - Reply

    Sensacional!!

  3. Jean Carlo Ferreira agosto 20, 2017 at 9:19 am - Reply

    Parabéns pelas dicas, eu que nunca fui fã em acender churrasqueiras. Hoje com certeza acenderei uma!!! pois achei as dicas bem explicadas.

    • Redação agosto 29, 2017 at 9:19 pm - Reply

      Que bom que gostou Jean, depois conta pra gente se deu tudo certo!

      Abraço!

Deixar um comentário