O maior especialista em churrasco do Brasil

Churrasco na quarentena: Dicas de higienização para poder preparar sem riscos

0

O novo coronavírus trouxe uma mudança bem considerável ao nosso estilo de vida. A quarentena para diminuir a curva de contaminação e ficar em segurança fez com que muita gente se preocupasse com coisas novas como a higienização na hora de preparar churrasco.

Afinal, é fato que não podemos sair de casa e visitar os amigos, mas podemos fazer um churrasco em casa para a família apenas.

No entanto, ainda assim há o risco de contaminação ao pedir comida dos restaurantes delivery ou ir comprar no mercado.

Sendo assim, como se proteger e garantir a higienização na hora de preparar churrasco? É o que veremos a seguir!

Como pensar na higienização na hora de comprar os itens

O primeiro passo para fazer um churrasco é ir comprar os itens necessários para a refeição. É aí que mora o primeiro ponto de contaminação com o novo coronavírus e que devemos ter cuidado.

Hoje em dia, muitas empresas vendem kits de churrasco com as peças prontas e tudo que você precisa para acender a brasa e começar a assar as carnes. Essa é uma opção relativamente segura, pois os produtos vêm higienizados de lá e você só precisa se preocupar com o contato com o entregador.

Outra opção é ir no supermercado mais próximo para comprar tudo que você precisa. Nesse caso, o ideal é vestir uma máscara (apesar dela não proteger você, ela garante que você não contaminará ninguém caso esteja assintomático) e usar luvas.

No mercado, ande sempre a 2 metros das pessoas e planeje o seu percurso pelos corredores com antecedência. A ideia é encontrar a menor quantidade de pessoas possível e se locomover o mais brevemente também.

Idealmente, vá comprar os ingredientes para o churrasco em um horário de pouco movimento no supermercado. Assim, você reduz ainda mais as chances de contaminação.

O ideal pode ser ir assim que o mercado abrir e, de preferência, em um dia útil. Assim você evita ainda mais pessoas.

Compre o que você precisará para o churrasco (lembrando que só irá a sua família, então será necessária pouca carne) e vá para o caixa. Lá, dê preferência ao pagamento sem contato do seu cartão de crédito.

Caso tenha de usar a máquina do mercado, passe álcool gel 70% assim que possível (todos os supermercados estão oferecendo aos clientes).

Como fazer a higienização na hora de preparar churrasco.

Depois que chegar em casa com as compras, vá direto para uma área afastada das outras pessoas e comece a higienização na hora de preparar churrasco.

O primeiro passo é passar álcool gel 70% nas embalagens do supermercado. Ainda não se tem notícia de nenhuma pessoa que tenha sido contaminada pela embalagem de algum produto e os cientistas ainda não estão certos de que isso é possível, mas é melhor prevenir do que remediar.

Depois de “dar um banho” nas embalagens com álcool gel 70%, vá para dentro da casa e lave as suas mãos com água morna e sabão por 20 segundos.

Esse é o tempo necessário para que o sabão possa destruir a camada de proteção do vírus e acabar com ele, caso ele esteja em suas mãos.

Além disso, tire suas roupas e coloque-as para lavar imediatamente. Apesar de nos movermos devagar demais e criarmos mini correntes de ar que afastam as gotículas que ficam paradas no ar no supermercado, há a chance de que uma gotícula caia na sua roupa e possa conter o vírus. Por isso, o ideal é lavar assim que possível.

Comece a preparar o seu churrasco

Depois de lavar as mãos e trocar de roupa (se quiser, pode até tomar um banho), é hora de ir preparar o churrasco.

Saiba que seguindo esses cuidados, você já está pronto para poder curtir o seu churrasquinho sem medo de ser contaminado.

No entanto, é necessário entender que por mais tradicional que seja um churrasco com os amigos, somente as pessoas que moram na sua casa podem comparecer.

Pode parecer bobeira, especialmente porque os seus amigos estão de quarentena também, mas existem muitos riscos envolvidos.

Em primeiro lugar, quanto mais pessoas se infectam, cresce o número de contaminados assintomáticos.

Essas pessoas, na vastíssima maioria dos casos, nem sequer sabem que estão contaminados. Para elas, o dia é normal, nada mudou, mas elas carregam o vírus e podem contaminar outras pessoas.

Além disso, no caminho para a sua casa, um dos seus amigos pode carregar o vírus. Necessariamente ele não vai se contaminar e passar para você (por causa do período de incubação), mas ele pode passar no mercado e alguém tossir perto dele e o vírus parar no casaco.

Dali, você pode pegá-lo ao cumprimentar o seu amigo. Nenhum dos dois imagina, mas ambos podem acabar contaminados.

Por isso, o ideal é seguir os passos de higienização na hora de preparar churrasco e curtir apenas com a sua família. Deixe para chamar os amigos assim que essa crise passar, combinado?

E aí, gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.