Bife Ancho na churrasqueira

//Bife Ancho na churrasqueira

O bife ancho é um dos mais tradicionais cortes argentinos, retirado da parte dianteira do contrafilé, vizinha do igualmente saboroso bife de chorizo que sai da parte dianteira. Do miolo do bife ancho que é retirado o famoso ojo de bife, corte extremamente valorizado na culinária internacional.

Aqui no Brasil também é conhecido como filé de costela e tem como característica principal o marmoreio, que é a gordura entremeada na carne e que a proporciona grande maciez e suculência, tornando o bife ancho uma das melhores carnes para churrasco.

Hoje vamos aprender como fazer o bife ancho na churrasqueira, mais uma excelente opção para o seu churrasco e que vai surpreender os seus convidados. 

Conteúdo relacionado: Como acender churrasqueira

Como temperar bife ancho para churrasco

Seguindo o nosso de guia de tempero para churrasco em cortes bovinos, vamos utilizar para temperar o nosso bife ancho apenas sal grosso.

O nome “ancho” é de origem espanhola e significa “largo”, um bom bife ancho pesa em média entre 300 e 400 gramas, com no mínimo 2 a 3 dedos (masculinos) de espessura, por isso vamos utilizar o sal grosso médio, sem tanta preocupação de salgar a nossa carne.

Aplique uma quantidade média dos dois lados e leve para próximo a churrasqueira por cinco minutos para o sal penetrar, antes de levar a grelha retire o excesso.

Conteúdo relacionado: Como fazer um bom churrasco

Como fazer bife ancho na churrasqueira

O bife ancho deve ser consumido malpassado, no máximo ao ponto para manter toda a sua suculência e sabor, por isso vamos assar com braseiro forte (sem labaredas) a 15 cm do fogo.

Quando o suco da carne começar a aparecer na parte de cima (geralmente após 5 minutos) é a hora de virar e deixar o mesmo tempo para finalizar o outro lado ou até atingir o ponto desejado.

Bife Ancho cortado ao ponto

Se os convidados desejam almoçar, como acompanhamento sugerimos farofa, vinagrete e arroz.

Aos adeptos de um tempero especial, um bom chimichurri e molho barbecue também são excelentes.

Conteúdo relacionado: Como fazer hamburguer caseiro

Quer se tornar um especialista em churrasco?

Essas foram as nossas dicas parar fazer o bife ancho na churrasqueira, mas se você deseja aprender mais e se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz (grande especialista em churrasco) criou um curso chamado Segredos da Carne Macia e Suculenta.

São aulas práticas em vídeo, que ajudam desde iniciantes na churrasqueira, até profissionais do ramo de churrasco, com dicas incríveis que fazem toda a diferença no seu evento.

Clique aqui para saber mais sobre o curso e não deixe de ver os depoimentos de alunos.

Gostou das dicas? Considere compartilhar com os seus amigos utilizando os botões abaixo, também fique à vontade para avaliar o conteúdo e deixar a sua opinião com um comentário.

Bife Ancho na churrasqueira
5 (100%) 3 votos

Deixar um comentário